Preço de custo: os principais erros ao calcular

Preço de custo: relacionamos os erros que mais acontecem durante o cálculo do custo.

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O objetivo principal das empresas é ganhar dinheiro. Há alguns caminhos para se chegar a esse objetivo.

Um deles passa pelo preço de custo, que precisa ter um balanço saudável entre o valor que se paga e a qualidade do produto ou serviço oferecido, chegando-se em um custo x benefício equilibrado.

Assim, comprar bem torna-se uma tarefa importante.

Toda compra tem um custo, mas ele não pode ser entendido apenas como o valor que se paga ao fornecedor.

Há outras variáveis que, se não consideradas, vão afetar diretamente seu preço de venda, sua margem de lucro e margem de contribuição.

Ao calcular o preço de custo é importante ficar atento e não cometer erros. Ainda mais considerando que eles podem ser para mais ou para menos.

Por um lado, o bolso da empresa pode ser diretamente afetado.

Ao olhar por outra perspectiva, um custo mal calculado pode influenciar num preço de venda acima do mercado, fazendo com que os consumidores fujam para a concorrência.

Veja a seguir os principais erros cometidos ao calcular um preço de custo:

 

Preço baseado no concorrente

Um dos maiores erros ao calcular um preço de venda é não levar em conta o próprio custo das mercadorias.

Copiar o concorrente só porque ele vende os mesmos produtos que você não levando em conta os fatores internos é um erro grave.

É preciso ter critérios para entender o seu preço de custo e, assim, ser competitivo no mercado.

 

Não identificar qual o ramo de atividade?

Parece óbvio. Mas observar em qual meio sua empresa está inserida é um fator importante para entender o preço de custo.

Alguns custos existem para todo tipo de empresa. No entanto, cada segmento tem particularidades envolvidas.

Qual seu ramo de atividade: indústria, comércio, serviço, todas as alternativas anteriores?

A partir disso, entenda os valores que estão envolvidos para se chegar ao preço de custo.

Todos têm fatores comuns e outros mais pontuais a serem observados.

 

Indústria

O principal ponto a ser observado na indústria é a ficha técnica, também conhecida como engenharia do produto.

Essa ficha é importante, pois vai mostrar todos os componentes do produto.

Cada componente tem um valor de custo envolvido, o qual precisa ser avaliado isoladamente.

Ao final, o somatório dos custos dos componentes vai balizar o custo do produto a ser produzido.

 

Serviços

E nos serviços, quais custos estão envolvidos?

Se você pensou na mão de obra, está muito certo.

Mas não se atenha apenas a ela. Outras questões como o uso de máquinas, veículos e material fornecido modificam o custo do serviço.

 

Comércio

O comércio, por sua vez, tem outra formatação de custos.

Em linhas gerais, o comércio compra para revender. A particularidade aqui é observar o quanto se está pagando efetivamente por um item antes partir para a precificação.

 

Não se ater aos impostos que tem direito de ressarcimento

Entender a mecânica dos impostos em nosso país é um fator crucial para a formação do preço de custo.

Alguns impostos se transformam em custo direto no produto. Mas há outros que podem, em parte, ser ressarcidos antes da formação do preço de venda.

Tudo vai depender de duas coisas: de qual imposto estamos falando e qual a modalidade de tributação da sua empresa.

A título de exemplo, criamos a tabela abaixo. Ela mostra os principais impostos e custos envolvidos em uma compra, aplicado às principais modalidades de negócio.

Imposto

Operação

Lucro Real

Lucro Presumido

Simples Nacional e MEI

Débito de ICMS

( + )

ü

ü

x

Crédito de ICMS

( – )

ü

ü

x

ICMS por Substituição Tributária

( + )

ü

ü

ü

Frete

( + )

ü

ü

ü

Crédito de ICMS sobre o Frete

( – )

ü

ü

x

Seguro

( + )

ü

ü

ü

Outras despesas

( + )

ü

ü

ü

IPI

( + )

ü

ü

ü

Débito de PIS / COFINS

( + )

ü

ü

x

Crédito de PIS / COFINS

( – )

ü

x

x

 

Achar que apenas o que se paga pelo produto representa o custo

Outro erro comum que se comete ao calcular o preço de custo é pensar que apenas aquilo que se paga por produtos a serem revendidos, matérias-primas e insumos ou, ainda, pela mão de obra, será o preço de custo.

Um fator que muitas vezes não é levado em consideração é o custo fixo.

Qualquer empresa, mesmo tendo um faturamento “zero” terá despesas a serem pagas.

E essas despesas precisam ser levadas em conta na hora de calcular o preço de custo.

Este material a seguir detalha como calcular o custo fixo: Custo fixo ou custo variável? Como saber identificar

Por vezes é bastante complexo identificar se um custo é fixo ou variável. E essa classificação também pode influenciar muito no seu preço de custo. Relacionamos aqui os casos mais polêmicos de classificar: Custo fixo e variável: casos mais polêmicos de classificar

 

Não considerar o desconto no cálculo

Há descontos que recebemos ao comprar produtos ou matérias-primas.

E há descontos que fornecemos aos nossos clientes ao vender nossos produtos ou serviços.

O desconto recebido reduz o seu custo inicial. O que é bom para a empresa.

Atente-se ao fornecer um desconto, pois ele pode bagunçar toda a lucratividade do seu negócio.

 




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