Comissão: como funciona e como calcular

Comissão: o que significa comissão, identificando se é custo ou despesa e como calculá-la.

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O que significa o termo “Comissão”

Ao analisarmos a palavra “comissão” podemos encontrar vários significados para ela.

O termo pode designar um conjunto de pessoas participantes de um grupo de estudos, algumas pessoas discutindo um projeto de lei ou, ainda, o custo de uma operação bancária.

Neste conteúdo vamos analisar o termo comissão como sendo uma porcentagem ou gratificação que se dá a uma pessoa pela realização de uma operação comercial.

Assim, para o nosso propósito, vamos definir o significado de “comissão” como um acréscimo ao salário.

É uma recompensa, normalmente financeira, que é oferecida ao colaborador em troca da intermediação de um negócio ou cumprimento de uma meta.

Os principais motivos para o pagamento de uma comissão são as vendas de mercadorias, corretagem de imóveis, economia de recursos e atingimento de metas.

 

Comissão é custo ou despesa?

Vamos direto ao ponto: comissão não é custo.

Se assim fosse, você pagaria a comissão ao seu fornecedor na hora de comprar os produtos, antes de vender ou produzir.

 

Comissões e a folha de pagamento

Quando o colaborador (vendedor, por exemplo) trabalha em regime de CLT, ele precisa receber as suas comissões dentro da folha de pagamento.

Só para citar alguns exemplos: salários, décimo terceiro, férias e as comissões estão dentro das despesas operacionais na contabilidade.

Portanto, a comissão é uma despesa que a empresa tem com seu colaborador.

Elas integram os ganhos do funcionário, bem como, a base de cálculo do FGTS, INSS e do IRRF.

As comissões também integram a base de cálculo do décimo terceiro salário, mas neste caso, há particularidades que precisam ser consideradas.

Para entender melhor como as comissões são pagas no 13º salário, veja o exemplo de cálculo detalhado disponível aqui neste outro conteúdo: Décimo terceiro

 

Comissões e comissionados autônomos

Nos casos em que as comissões são pagas para profissionais que não fazem parte da folha de pagamento da empresa, estas devem ser pagas por meio de nota fiscal de prestação de serviços.

No Brasil, há um modelo de comissão bastante conhecido. Ele acontece sobre a venda de produtos por catálogo, onde um vendedor autônomo, sem contrato de trabalho (CLT) com a empresa fornecedora das mercadorias, vende os produtos e recebe um percentual sobre os valores vendidos. A empresa fornecedora, por sua vez, não realiza um pagamento fixo mensal a este vendedor.

Para que o comissionado possa receber, ele precisa fornecer uma nota fiscal para a empresa.

 

A comissão dentro do preço de venda

Digamos que a empresa pague 5% de comissões para todas as vendas que um vendedor realizar durante um mês.

Nesta situação, se o vendedor vender R$ 10.000,00 em produtos, receberá R$ 500,00 de comissão (R$ 10.000,00 x 5%).

Ao observarmos este cálculo simples, podemos entender que a empresa vendeu R$ 10.000,00 em mercadorias. Mas, desse montante, ficará com R$ 9.500,00 em seu caixa.

A comissão precisa ser acrescida ao preço de venda dos produtos ou serviços. Se não for, o lucro estará diretamente comprometido.

Para acrescentar a comissão ao preço de venda sem o perigo de comprometer o lucro, verifique como está sendo realizado o cálculo do seu preço de custo e principalmente, do markup, que é a forma de calcular o preço de venda adequadamente.

Neste material sobre markup exemplificamos detalhadamente esse cálculo: Markup: como calcular

 

Como calcular as comissões

Não há uma única regra para calcular comissões. Cada empresa pode adaptar o cálculo à sua realidade.

Vamos listar aqui algumas formas de cálculo:

 

1) Percentual sobre as vendas

Esta é a maneira mais comum de apurar comissões.

Este método consiste em estipular um percentual e aplicá-lo ao valor das vendas. O resultado será o valor da comissão a ser paga.

Exemplo:
Valor das vendas = R$ 10.000,00
Percentual de comissão = 5%
Valor da comissão = R$ 500,00 (R$ 10.000,00 x 5%)

O jeito de calcular é bastante simples. Mas a apuração do valor das vendas pode ter variações conforme o processo que a empresa resolver adotar.

Variação 1

Venda à vista

Venda = R$ 10.000,00

Comissão = R$ 500,00 (5%)

Variação 2

Venda a prazo

30, 60, 90 e 120 dias

Venda = R$ 10.000,00

Parcela 1 = R$ 2.500,00

Parcela 2 = R$ 2.500,00

Parcela 3 = R$ 2.500,00

Parcela 4 = R$ 2.500,00

Comissão integral no primeiro mês = R$ 500,00

Nessa situação a empresa poderá ter um problema de caixa.

Terá que desembolsar o valor integral da comissão já no primeiro mês.

E os valores das vendas somente vão estar disponíveis 30 dias após a data da venda.

Variação 3

Venda a prazo

30, 60, 90 e 120 dias

Venda = R$ 10.000,00

Parcela 1 = R$ 2.500,00

Parcela 2 = R$ 2.500,00

Parcela 3 = R$ 2.500,00

Parcela 4 = R$ 2.500,00

Comissão parcelada conforme os recebimentos:

Comissão 1 = R$ 125,00

Comissão 2 = R$ 125,00

Comissão 3 = R$ 125,00

Comissão 4 = R$ 125,00

Nessa situação a empresa paga a comissão de forma parcelada e nas mesmas datas em que os recebimentos vão acontecendo.

Pode ser uma forma mais justa de pagar as comissões, pois o valor da comissão só vai sair do caixa quando o dinheiro entrar.

Na variação 3 deste exemplo, pode-se ter ainda uma situação em que o cliente paga uma das parcelas com atraso.

Nesse caso, a empresa pode optar em realizar o pagamento apenas quando houver o recebimento.

 

2) Percentual por produto

Há produtos que têm lucratividades diferentes.

Em função disso, as empresas podem optar em pagar diferentes comissões com base no resultado que cada produto consegue entregar.

O cálculo aqui também é feito aplicando um percentual sobre as vendas.

Porém, as vendas precisam ser apuradas por produtos, aplicando o percentual específico de cada produto ao somatório das vendas.

 

3) Percentual por cliente

Da mesma forma como uma empresa pode ter produtos com rentabilidades diferentes, há clientes que dão mais resultados do que outros.

E o mesmo critério de pagar comissão por produto, pode ser aplicado aos clientes.

Tanto no formato de pagar a comissão por um percentual específico, quando por produto ou cliente, as variações que mostramos sobre vendas à vista ou parceladas podem ser aplicados da mesma forma.

 




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