O negócio está indo bem, estou vendendo bem, mas não sobra dinheiro. Relacionamos algumas das possíveis causas disso.
O negócio tem ido bem. Vendas acontecendo. Vejo que estou vendendo bem, clientes entram e saem da loja. Tudo certo! Mas quando olho para os resultados, cadê o dinheiro?
Se encaixou nesse raciocínio?
Pois é! Essa é realidade presente no dia a dia de muitas empresas. Você não está sozinho.
Vamos combinar: essa não é, nem de longe, uma realidade confortável, não?
Cada caso é um caso, cada empresa tem uma realidade. Contudo, existem algumas ações básicas que se você não faz, deveria fazer:
Controle de custos e cálculo do preço de venda
Você sabe quanto está pagando pelo produto ou serviço que você vende? Sabe, de verdade, essa informação?
O custo não é apenas o valor pago ao seu fornecedor ou às pessoas na hora da prestação de um serviço. Existem outras variáveis que o compõem e que você precisa observar.
Estude como ele é formado: valor pago ao fornecedor, impostos, frete (CIF ou FOB), comissões, custos fixos e valor da sua mão de obra, são alguns termos que você precisa dominar.
Este material a seguir, explica detalhadamente como calcular o preço de custo: Preço de custo: como calcular
Uma dica legal é montar seu cálculo do custo e revisar com o seu contador. Ele é especialista neste assunto. Pode confirmar se você está fazendo certo e te passar ótimas sugestões sobre como melhorar a lucratividade.
Descobrindo essas informações você terá total consciência de quanto custa vender ou trabalhar. Com isso vem a certeza de que a margem aplicada ao seu produto ou serviço é real.
A margem de lucro desejada por não estar sendo aplicada corretamente. Além de revisar o preço de custo, é importante revisar o preço de venda e a margem de lucro:
- Para revisar o preço de venda, verifique este material: Preço de venda: como calcular
- Parar revisar a margem de lucro, verifique este material: Markup: como calcular
Se você já está vendendo bem, uma das coisas mais difíceis já está funcionando! Utilize estes materiais para revisar e ajustar seu preço de custo, preço de venda e a margem de lucro.
A empresa tem vida financeira própria
Encare sua empresa como se fosse um sócio. Vocês são dois. Ela tem a vida financeira dela e você a sua.
Se você não existisse, quais seriam os custos que a sua empresa realmente teria?
Analise um valor de retirada mensal fixo que você precisa para sua vida pessoal com base nos últimos três meses e viva dentro dessa realidade. Se desejar mais, faça a empresa faturar mais.
Você é um custo fixo da empresa. Lembre-se que ela precisa ter capacidade de pagamento para tal valor. Você é uma despesa para ela, nada mais. Não misture as coisas.
Resultado
Analise o histórico das receitas e despesas do negócio.
Utilize uma ferramenta chamada Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE). Ela contém informações vitais para o seu negócio.
É com um demonstrativo desses que você descobrirá onde você está gastando mais, vai entender como funciona toda a estrutura de despesas que possui, além de saber seu faturamento e a lucratividade que a sua empresa está tendo.
Este material a seguir explica de forma bem fácil como montar o seu próprio DRE: DRE: como fazer um demonstrativo
DRE: como fazer um demonstrativo
Preço de custo: como calcular
Receita líquida: o que é na prática?
Como calcular o ponto de equilíbrio
Preço de venda: como calcular
Cupom fiscal eletrônico (NFC-e): 3 passos para saber se a empresa tem obrigatoriedade
CPF: Solução de problemas
Curva ABC: Como agilizar a entrega de um produto
Sistema de gestão
Fechamento de caixa: 8 dicas sobre abertura e fechamento
Markup: como calcular
Protesto de títulos: como funciona?
Fluxo de caixa
Cupom fiscal eletrônico: as penalidades por não estar adequado
Quais informações são estratégicas no cadastro de um produto
Limite do banco: como parar de usar
Como funciona um plano de contas
Certificado digital: o que é e como funciona
Como saber se um custo é fixo ou variável ?
Boleto bancário: como fazer
5 dicas ANTES de implantar o cupom fiscal eletrônico
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