Análise da receita líquida: o que é na prática?

alavancar negócio análise da receita aumentar vendas custo estoque giro estoque lucratividade lucro margem de lucro produto tomada de decisões vendas vender mais volume vendido

Análise da receita líquida na prática: veja como funciona o cálculo e utilize o modelo de relatório de análise da receita líquida para identificar os resultados das suas vendas.

 

Qual o lucro de cada produto/serviço vendido?

Quando o assunto é venda muito se fala em como vender mais, como vender na internet, melhores práticas para alavancar o seu negócio… enfim, o foco normalmente está em aumentar as vendas.

Mas vendendo pouco ou muito, você sabe quanto efetivamente está ganhando em cada produto?

E seguindo este mesmo raciocínio, saberia quais os produtos que você tem maior lucro? Ou quais deles giram mais no seu estoque? Tem certeza de que está aplicando a margem de lucro ideal para cada um deles?

 

A importância da lucratividade

A informação sobre lucratividade é extremamente importante para a tomada de decisões.

Você pode estar querendo saber quanto seu negócio cresceu nos últimos tempos, quanto poderá investir no ano que vem, se determinadas mercadorias devem continuar sendo vendidas, ou ainda, quais produtos precisam de mais atenção.

Saber a lucratividade, custo do produto, valor e volume vendido pode, por exemplo, lhe direcionar ao caminho sobre vender mais (o que vender) ou como vender na internet (se vale a pena).

Todas essas dúvidas podem ser sanadas ao analisar a receita líquida de suas vendas.

 

Como identificar a receita líquida?

Para identificar a receita líquida três são as informações vitais: custo do produto, preço de venda e margem de lucro.

O primeiro passo é identificar as informações das vendas do produto que deseja analisar a lucratividade, no período que escolher:

  • Produto
  • Custo do produto no momento da venda
  • Valor vendido
  • Volume vendido

Como segundo passo, identifique o custo total, multiplicando o custo do produto X volume vendido. Repita essa operação para cada venda que tenha ocorrido no período selecionado.

Quando terminar, some os resultados encontrados. Você chegará no custo total (estamos considerando neste custo, todos os tipos de despesa).

Depois, identifique o faturamento bruto total, somando o valor vendido para cada venda que tenha ocorrido no período selecionado (estamos considerando que o valor vendido corresponda ao valor unitário de venda X quantidade vendida do item).

Por último, subtraia o custo total do faturamento bruto total, chegando assim, na lucratividade obtida com as vendas do produto em questão, no período estipulado.

 

Relatório de análise da receita líquida

É muito mais fácil se você tiver em mãos todas essas informações em um único local, evitando precisar olhar em vários lugares para saber o lucro de uma venda.

Sugerimos que você utilize um Relatório de Análise da Receita Líquida dos produtos conforme o modelo disponível a seguir.

Baseando-se nas vendas realizadas, o relatório lhe mostra claramente as informações sobre volume e valor total comercializado, o custo do produto vendido e a margem de lucro obtida em cada venda.

Para auxiliar ainda mais na análise das informações, o relatório mostra quando foi realizada a venda mais recente de cada produto e o giro dele.

Sugerimos separar os produtos em grupos (“confecções”, “bazar”, “calçados”, “material elétrico”, etc) para que seja possível identificar quais destes grupos está gerando melhor e pior resultado.

Utilize o modelo de Relatório da Análise da Receita líquida a seguir, para visualizar na prática toda a ideia aqui proposta. 😉

Ele está disponível em formato PDF, para você poder acessar facilmente:


Esse modelo foi extraído do software de gestão LINKO comercial.

Clique aqui para consultar os todos os relatórios disponíveis na seção LINKO em detalhes.

 




Tags

alavancar negócio análise da receita análise receita líquida aumentar vendas custo estoque giro estoque Linko comercial lucratividade lucro margem de lucro produto software de gestão sofware de tomada de decisões vendas vender mais volume vendido