Orçamento: separamos cinco pontos importantes que estão presentes na maioria dos orçamentos dos nossos clientes e que fazem a diferença.
Era uma vez um cliente que sabia tudo sobre a televisão que ele queria comprar.
Aí foi até a Loja, pediu o produto e o vendedor disse “essa aqui está linda”.
O cliente perguntou: “Certo, mas ela é 110 ou 220?”.
E o vendedor respondeu: “Vou ver com meu gerente…”.
Essa história boba e levemente exagerada retrata uma situação que, por vezes, um cliente enfrenta ao entrar em uma loja: a falta de informação sobre os produtos e a falta de conhecimento de quem está vendendo.
A disseminação de informações sobre produtos e serviços que estão espalhadas por toda a internet (descrições, vídeos, depoimentos, manuais, especificações técnicas, entre tantos outros materiais) permitem que o consumidor consiga se preparar muito antes de realizar uma compra.
Por isso é de extrema importância que haja, do lado de quem está vendendo, um ótimo entendimento dos produtos e serviços que estão sendo oferecidos.
Sempre existirá o cliente que não sabe nada a respeito do produto que está querendo comprar.
Mas também haverá aquele que conhece tudo, inclusive as especificações técnicas.
Elegemos aqui cinco itens que consideramos importantes ao montar um orçamento:
1. Saber exatamente o que o cliente precisa
Um orçamento começa por relacionar os produtos para o cliente.
O primeiro passo ao montar um orçamento é entender qual o produto o cliente está precisando.
Muito deste conhecimento está com o vendedor, mas ele precisa ter habilidade de localizar estes produtos no sistema de gestão.
O sistema precisa entregar a possibilidade de filtrar os produtos pelo nome, grupo, referência ou aplicação.
Deve permitir que as informações relevantes estejam à disposição para uma fácil localização.
Enquanto o vendedor vai adicionando esses produtos ao orçamento, deve saber se há no estoque ou precisa encomendar. Deve também saber o preço do produto, promoções e descontos.
Os produtos precisam estar bem detalhados no orçamento para que o cliente possa tomar sua decisão de compra.
Em alguns casos é importante que os produtos estejam separados por grupos ou ambientes:
- Numa reforma, pode-se separar os produtos por cozinha, banheiro, sala, quartos…
- Num caso de autopeças, pode-se separar os produtos por motor, caixa, elétrica…
Com uma separação assim, o cliente consegue ter a informação agrupada, sabendo quanto irá gastar em cada parte e pode decidir se comprará o todo, uma parte ou se fará o serviço de uma única vez.
2. Identificação do cliente
Se do lado do cliente é importante haver um detalhamento dos produtos, do lado do lojista é importante ter um mínimo de informações a respeito do cliente.
No orçamento você não precisa ter um cadastro gigante com todas as informações do cliente.
Mas tenha um mínimo de informações: nome, e-mail e telefone, por exemplo.
Com estes dados básicos torna-se possível um futuro contato para negociações e conversar sobre as dúvidas do cliente.
O ato de completar o cadastro com CPF ou CNPJ, endereço e demais informações para emissão de nota fiscal pode ser feito depois, quando haver a decisão por parte do cliente em efetivar as compras.
3. Identificar vendedor e parceiro
A identificação do vendedor no orçamento é importante para entender quem está atendendo quem.
Posteriormente, pode haver a necessidade de pagamento de comissões e a informação do vendedor já deve estar no orçamento desde o primeiro momento, para facilitar esses cálculos.
Existem lojas que trabalham por indicação. Por exemplo: materiais de construção são indicados por um arquiteto, pedreiro ou pintor.
O parceiro é a informação que é utilizada para saber sobre essas indicações.
Nesses casos, informar o parceiro torna-se uma informação relevante para que a empresa possa recompensar a pessoa ou empresa que à indicou.
4. Forma e condições de pagamento
É importante identificar no orçamento qual a forma de pagamento que o cliente deseja pagar, bem como, a condição de pagamento.
A forma de pagamento será ‘dinheiro’, ‘cartão’, ‘boleto’, entre outras.
A condição de pagamento será ‘à vista’, ‘a prazo’, entre outras.
Essa informação vai ajudar na negociação. Para que o vendedor possa aplicar algum desconto para pagamento à vista, ou melhorar a condição de pagamento para um cliente que tenha mais dificuldade de concretizar a compra.
5. Cópia clara do orçamento para o cliente analisar
Quando o cliente sai da loja ele precisa ter algum tipo de documento, seja no papel, PDF, e-mail ou algum outro.
Esta cópia deve mostrar claramente todos os produtos e seus detalhes.
Deve mostrar as quantidades, a unidade de venda, o preço unitário e total de cada item.
Se possível, cada produto deve ter uma foto ou imagem ilustrativa para que o cliente possa lembrar e entender cada produto.
O orçamento deve conter a identificação da loja: nome, endereço, telefone, e-mail e vendedor. Assim, o cliente consegue facilmente entrar em contato quando precisar.
É importante que o orçamento guarde as informações do cliente para que o vendedor possa fazer um contato para dar continuidade às negociações.
Por fim, o orçamento deve conter valor total, descontos oferecidos, condições de pagamento e data de validade.
Boas vendas!
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