Como cancelar uma nota fiscal eletrônica (NF-e) corretamente

Qual nota pode ser cancelada, como cancelar e se é possível cancelar nota com mercadoria em trânsito são dúvidas de quem precisa cancelar uma NF-e.

 

Qualquer nota fiscal pode ser cancelada?

Antes de cancelar uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é importante que você tenha em mente algumas coisas:

Houve circulação da mercadoria?

Uma NF-e somente pode ser cancelada se não houve a circulação da mercadoria. Ou seja, se os produtos ou materiais que estão discriminados na nota fiscal não saíram fisicamente da sua empresa.

Neste caso, a nota fiscal foi apenas transmitida à SEFAZ do seu Estado, mas não houve trânsito de mercadorias na rua.

Está dentro do prazo para cancelamento?

Observe há quanto tempo a nota fiscal já foi transmitida. Você tem um prazo de 168 horas (7 dias) para cancelar uma nota fiscal.

Se você transmitiu a nota fiscal às 8 horas da manhã do dia 2, por exemplo, terá até as 8 horas da manhã do dia 9 para efetuar o cancelamento.

Se todos os itens estiverem ok, a nota fiscal eletrônica pode ser cancelada. 🙂

 

Como cancelar uma nota?

O ato de cancelamento geralmente é realizado por uma opção Anular/Cancelar dentro do mesmo sistema utilizado para a transmissão da nota.

Basta selecionar a nota em questão e dar o comando de cancelamento.

Esta é uma função básica de todo o sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas.

Você precisará utilizar o certificado digital usado na transmissão da nota e informar o motivo de cancelamento. O motivo precisa ter pelo menos 15 caracteres.

Ao informar o motivo, seu sistema de gestão fará o acesso ao site da SEFAZ, solicitará o cancelamento e, se houver autorização de cancelamento por parte da SEFAZ, a nota fiscal estará cancelada.

nf-e cancelar nota faturamento eficiencia resultados linko comercial software gestao

 

Como cancelar uma nota quando houve trânsito da mercadoria?

Caso precise cancelar uma NF-e cuja mercadoria transitou, você deverá emitir uma nota fiscal de devolução de mercadorias: mesmo que ainda esteja dentro do prazo legal de 168 horas.

Não importa se você percebeu que precisa cancelar a nota no dia seguinte. Quando houver trânsito de mercadorias, deve-se emitir uma nota fiscal de devolução.

Neste link a seguir você encontra um manual completo sobre Nota Fiscal de Devolução: MANUAL: nota fiscal de devolução

 

Como cancelar uma nota que está fora do prazo de cancelamento?

Nos casos em que não houve trânsito de mercadorias, mas a nota fiscal está fora do prazo legal de 168 horas para o cancelamento, você poderá emitir uma nota fiscal de estorno ou de ajuste.

Um estorno é uma operação inversa à operação original. Ela vai zerar a conta, fazendo o processo contrário da nota original.

Tanto a nota fiscal de devolução, quanto a nota fiscal de ajuste, são amparadas pela Lei. Ou seja, não há problema nenhum em emiti-las.

Toda vez que você constatar um problema em relação a emissão de uma NF-e, é muito importante realizar o cancelamento, a devolução ou o estorno.

Fazendo isso, você está automaticamente anulando o imposto que pagaria pela emissão da nota fiscal original.

Além de se ressarcir do imposto, você precisa observar também que em qualquer uma das três situações é preciso verificar a situação de cobrança.

Eventuais boletos podem ter sido emitidos contra o cliente. Estes boletos precisam ser cancelados no banco para que não haja o risco de protestar seu cliente por uma cobrança indevida.

A seguir, um infográfico com a diferentes possibilidades:

nf-e nota fiscal de cancelamento estorno devolução software de gestão linko comercial

 




Tags

ajuste cancelar nota cancelar nota fiscal eletronica CR devolução ecf erp estorno Linko comercial prazo cancelamento sistema de gestão software gestão transito mercadoria