Markup: como calcular

Aprenda a calcular o markup de seus produtos na prática, a importância dele e como funciona o cálculo do markup divisor e do multiplicador.

markup gestao linko comercial

Imagine que você tem um produto onde cada unidade custa R$ 35,00 e você deseja obter um lucro de 10% sobre esse preço.

O cálculo mais comum seria esse:

markup calculo linko comercial

No entanto, ao utilizar o cálculo dessa forma não obterá os 10% de lucro desejado.

Essa é uma pegadinha muito comum, infelizmente. Observe o que acontece, na prática, ao fazer o cálculo inverso, para confirmar os 10%:

markup calculo linko comercial

Neste formato, não se chegará novamente nos R$ 35,00. Faltará R$ 0,35.

Não se trata de prejuízo em cada unidade vendida, apenas não estaria ganhando 10% de lucro, como era a intenção inicial.

Para ganhar 10%, como era esperado, o valor correto do preço de venda precisaria (neste exemplo) ser R$ 38,89.

Por essa razão, a utilização do markup é importante na formação do preço de venda.

 

O que é Markup?

Markup é um índice que, aplicado sobre o custo de um produto ou serviço, leva à formação do preço de venda.

Ele vai responder ao empresário, empreendedor ou profissional de custos, muitas informações importantes:

  • Qual o valor do preço final de venda ao consumidor?
  • Está sendo possível pagar os custos fixos da empresa?
  • Está sendo possível pagar os impostos inerentes à venda?
  • A venda está proporcionando o lucro desejado?
  • Qual o limite para um desconto no preço de venda sem comprometer uma margem de lucro mínima?

Além disso, uma vez que este preço final é identificado fica possível confrontá-lo com a realidade do mercado.

Se o preço de venda estiver fora da realidade e incompatível com o preço médio praticado no mercado, será um indicativo de que algo está errado.

Essa verificação permite corrigir o preço com a devida antecipação, garantindo alcançar o resultado desejado.

Os problemas mais comuns em casos como esse são:

  • os critérios de formação do custo estão incorretos
  • a compra está sendo feita com valores fora da realidade
  • a margem de lucro está sendo superdimensionada (ou subdimensionada)

Preços muito acima da média do mercado podem diminuir significativamente o número de compradores propensos a levar o produto para casa. Preços muito abaixo da média podem causar o mesmo efeito, por insegurança do comprador.

Os dois casos podem comprometer a sustentabilidade do seu negócio, pois o faturamento não será suficiente para pagar as despesas recorrentes de se ter uma empresa em funcionamento.

 

Como calcular o Markup

Para exemplificar o cálculo do Markup vamos pensar simples:

Não vamos levar em conta, neste momento, se a empresa é Geral (Lucro Real, Presumido ou Arbitrado) ou se ela é optante pelo Regime do Simples Nacional.

Imagine que você pagou R$ 35,00 para o seu fornecedor ao adquirir uma mercadoria para revender.

Digamos que você precisa pagar 18% de ICMS, mais 4,65% de PIS e COFINS.

Além disso, hipoteticamente falando, você tem 5% de comissão pela venda e seus custos fixos atuais estão em 7%.

E, para finalizar você quer um lucro de 10%:

markup percentuais linko comercial sistema gestao

Com base nestes dados podemos calcular o Markup.

Existem dois tipos de Markup: Divisor e Multiplicador.

 

Markup Divisor

Observe a fórmula abaixo para entender o cálculo do Markup Divisor:

markup divisor linko comercial

Agora vamos usar o Markup Divisor e calcular o nosso preço de venda:

markup divisor preco venda linko comercial

Com este cálculo conseguimos entender porque não funciona simplesmente aplicar um percentual de lucro desejado sobre o custo da mercadoria:

markup percentuais custo mercadoria linko comercial

Perceba que ao dividir o custo da mercadoria pelo Markup Divisor você tem um preço de venda.

Este preço de venda, quando deduzidos o custo e os demais percentuais envolvidos restará 0 (zero).

Isso mostra que seu preço de venda está pagando tudo que você precisa, inclusive a sua margem de lucro de 10%.

Agora você pode analisar se este preço está dentro dos padrões de mercado, se não está superdimensionado ou subdimensionado. E, baseado nesta análise, você pode mexer em algumas variáveis:

  • Os impostos (embora nem sempre são possíveis de modificar)
  • Comissões
  • Margem de lucro
  • Custos fixos (que também precisam ser avaliados pois dependem de inúmeras outras questões administrativas e financeiras para poder ser reduzido, mas também são uma opção)

 

Markup multiplicador

O Markup multiplicador você obtém a partir do seguinte cálculo:

markup multiplicador linko comercial

E com o Markup Multiplicador, calcule seu preço de venda:

markup multiplicador preço venda linko comercial

Observe que o resultado será o mesmo, tanto no Divisor, quanto no Multiplicador.

Utilize o que você preferir. O importante é que o seu preço de venda precisa pagar todas as suas despesas e cobrir o seu lucro.

Bons cálculos!

 




Tags

custos estratégia financeiro lucro