O fim da nota fiscal de bloco e do cupom fiscal (ecf)

O que vai acontecer, como se preparar e o que você precisa fazer.

Ao comprarmos algo recebemos um comprovante emitido por uma impressora específica, chamada Emissor de Cupom Fiscal (ECF).

Esse ECF registra em sua memória as vendas realizadas, que mais tarde são consultadas e geram informações utilizadas pela contabilidade para comprovar as operações perante o fisco.

Buscando informatizar esse processo, foi instituída pelo Ajuste SINIEF 07/2005 a Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e).

Documento emitido de forma exclusivamente eletrônica, conhecido também como Cupom Fiscal Eletrônico.

O Cupom Fiscal Eletrônico (NFC-e) vem para substituir o Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e também aquele velho bloquinho de notas fiscais, usado por tantos anos pelas empresas.

Quase todos os estados já possuem um cronograma sobre a obrigatoriedade do NFC-e.

Caso a empresa utilize blocos em papel para a emissão de notas ao consumidor final e está com prazo definido para adaptar-se ao NFC-e, o responsável pela área fiscal deverá realizar o recolhimento destes blocos e encaminhá-los à Receita Estadual, para serem inutilizados.

Já se estiver utilizando o ECF, ainda será possível manter este equipamento pelo prazo de dois anos a partir da data de início da obrigatoriedade.

No entanto, caso ocorra algum problema técnico com a impressora fiscal a SEFAZ não autorizará a aquisição de uma nova, já direcionando para a utilização da NFC-e.

Separamos este material em dois, para que você possa ter acesso de forma mais objetiva às informações que deseja, conforme o momento em que a empresa se encontra.

Selecione uma das duas opções a seguir, conforme o seu caso:

Fique atento a obrigatoriedade! A não implantação no prazo poderá gerar problemas com fisco e correria desnecessária.




Tags

cfop Classificação fiscal cupom fiscal cupom fiscal eletrônico ecf exigência fiscal faturamento impostos Linko comercial nota fiscal nota fiscal de bloco nota fiscal eletrônica sistema de gestão software de gestão