Para empresários que não estão alcançando o faturamento desejado

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Para empresários que não estão alcançando o faturamento desejado.

Há momentos no ano em que o comércio encontra mais dificuldades para vender. Alcançar as metas é quase impossível. O que dizer então da dificuldade de superar uma meta? Dependendo o perfil de negócio, esse tempo pode variar e as principais influências são: mercado, sazonalidade, a crise no mercado e férias.
Para muitos, o campeão neste caso é aquele vácuo entre natal e carnaval. Isso quando não se estende até após o carnaval, tendo fim apenas quando a volta às aulas acontece.

Os dias parecem não ter fim: poucas vendas, vendedores sem nada para fazer, pouco movimento na loja e dificuldades de captar novos clientes.

Que tal se você fizer deste limão, uma limonada?

Durante os outros meses, inúmeros clientes marcam presença na loja. Temos sempre aqueles clientes fiéis e aqueles nem tão fiéis assim, mas que compram com uma certa frequência.

Nossa sugestão é que você venda mais para os clientes que você já tem, com a estrutura que já possui e com as informações já disponíveis em sua empresa.

“OK! Mas como fazer isso?”, você poderia se perguntar…

Uma solução simples seria você aproveitar a mão-de-obra e o tempo de sobra de seus vendedores, e fazer contato com seus clientes.

Quem é visto é lembrado. E é mais fácil fazer negócios com quem dá as caras. As vendas acabam acontecendo porque as pessoas (vendedores e clientes) estão se comunicando, porque o cliente está confiando na empresa, porque ele gosta do produto e do atendimento.

Contudo, antes de sair feito louco ligando para todo mundo e gastando dinheiro com as ligações, prepare-se para esse contato. Colete as informações que você já possui em sua empresa e use-as para se comunicar com o cliente:

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Itens vendidos em um período
Acesse seu histórico dos itens vendidos por cliente e relembre tudo o que ele comprou nos últimos meses. O vendedor terá em mãos os hábitos de consumo dele. Os itens comprados são uma ótima forma de começar uma nova venda. Saber se o cliente está satisfeito, se ficou tudo certinho, etc. E, depois de quebrado o gelo, ficará fácil oferecer produtos relacionados aos que o cliente já comprou.

Relação ABC de clientes
Nem sempre todos os bons clientes compraram recentemente. Lembre-se de verificar a relação dos mais importantes e fazer contato com os que estão há mais tempo sem comprar.
Lembre-se que pode ter acontecido alguma insatisfação que nem chegou a seu conhecimento e essa preocupação em resolver o problema do seu cliente não só aumentará a confiança no relacionamento com a empresa, como também pode se tornar mais uma venda.

Outra coisa interessante nesse relatório é a possibilidade de focar nos clientes que compraram pouco. Um cliente que está longe de ser um dos mais importantes pode sentir-se muito feliz ao receber uma ligação sem ofertar nada, apenas para saber como foi a sua experiência de compra ou como o produto adquirido está funcionando. Além de contar admirado para quem estiver próximo dele sobre o seu contato, lembrará com boa opinião sobre a sua empresa quando necessitar novamente. E lógico, se for oportuno, já verificar se você pode ajudá-lo com algo mais.

Itens sem movimentação
E se de repente os vendedores tivessem uma comissão especial para vender os itens que estão apenas acumulando poeira? E se o vendedor ao revisar essa listagem se deparar com um martelo e lembrar que um cliente atendido por ele levou pregos na última compra?

Apresente aos vendedores essa relação. Ofereça alguma negociação ganha-ganha a eles. Se precisar, utilize a ideia de promoção também. O cliente dará mais atenção ao ouvir o vendedor comentar que está com um preço especial. No mínimo causará curiosidade.

Orçamentos pendentes
Outra forma de você gerar vendas é pedindo aos seus vendedores para que analisem aqueles orçamentos em aberto. O cliente pode ter solicitado um orçamento e acabou não finalizando a compra. Um não você já tem. Que tal experimentar um sim? O orçamento pode ser uma janela para identificar uma possível venda que está lá, apenas aguardando alguém fazê-la. Por que não negociar algum preço diferenciado para essas negociações?

Descontos liberados
Observe também se você não tem fornecido muitos descontos aos seus clientes. Por menor que um desconto possa parecer, o montante de todos os descontos em um período pode causar uma redução considerável no lucro.
Verifique uma relação dos itens vendidos onde conste o preço oficial do produto e o preço praticado. Talvez seja necessário estipular um desconto máximo possível.

IMPORTANTE: o vendedor precisa ser incentivado a participar dessa empreitada com você. Uma dica é negociar alguma comissão sobre essas vendas extras. Assim, ambos ganharão! Por melhor que possa ser passar o dia sem fazer nada, não ver o dia passar por estar envolvido fazendo o que se gosta e ganhando por isso pode ser muito mais interessante.

Mãos à obra!

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Caso precise de alguma ajuda ao obter essas informações para realizar suas vendas, entre em contato conosco. Será um prazer lhe atender! Basta clicar no botão a seguir e enviar sua dúvida. Será atendido gratuitamente por um especialista CR.

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