Como sei se meu orçamento está dando lucro?

Todo mundo conhece um brinquedo chamado quebra-cabeças ou puzzle. Desde a infância é um divertimento, um passatempo para uma criança. A caixa traz o desenho que é o objetivo final do jogo e a criança vai encaixando peça por peça até conseguir chegar na imagem final.

Com o passar do tempo, quando se pega gosto pelo jogo, o nível de dificuldade vai aumentando e um brinquedo que tinha cinco ou dez peças para encaixar, passa a ter 500, 1000, 5000 peças a serem encaixadas formando uma linda e complexa imagem.

Muitas pessoas até emolduram o quebra-cabeças depois de pronto e o colocam nas paredes de suas casas, como uma espécie de troféu.

Traçando uma relação entre esse brinquedo e uma indústria, podemos comparar um negócio com um puzzle. Na empresa você tem várias peças trabalhando juntas. Um emaranhado de gente para todos os lados, cada um fazendo a sua parte e você querendo ver o resultado disso tudo, emoldurado à sua frente, em sua mesa.

Porém, cada setor da empresa, para lhe entregar uma peça do quebra-cabeças, necessita levantar muitas informações (planilhas, papéis, etc) e dependendo da complexidade na obtenção dessas, são necessárias várias pessoas e muito tempo.

Por vezes, são mesas abarrotadas de papel, complexas planilhas eletrônicas e demais arquivos que precisam ser consultados para obter uma única informação.

Resultado: a confusão começa a se generalizar por toda a empresa e o retrabalho + lentidão tomam conta.

Um problema muito comum, neste caso, acontece quando você precisa passar um orçamento para um cliente importante e precisa saber se terá lucro. Os custos do produto, por sua vez, dependem dos custos dos materiais, mão de obra, entre outros.

É extremamente complexo saber uma informação desse tipo, quando cada setor ou pessoa é dona de uma informação e você depende dessas pessoas, da disponibilidade de tempo delas e, principalmente, se essas pessoas estão organizadas o suficiente para lhe conseguir as informações necessárias.

Cada setor de sua empresa não pode montar um quebra-cabeças cada vez que você precisa de uma peça para montar o seu puzzle.

Setores como compras, faturamento, financeiro, estoque e produção, precisam estar interligados. As informações não podem estar espalhadas por diversos locais. Você precisa de um sistema ERP.

Com tudo se comunicando você estará apto a realizar as melhores negociações possíveis ao calcular um orçamento.

Basta utilizar uma ferramenta de análise e rentabilidade presente em seu ERP. Ela permitirá que você identifique, com bastante facilidade, a lucratividade que está tendo com seus produtos finais.

Todas as informações são lançadas em cada setor uma única vez. Essas informações são sumarizadas em um único painel de controle que identifica para você qual o lucro obtido com cada produto. Com isso, você consegue analisar um orçamento e perceber as variações de margem, simular preços de venda diferenciados e achar caminhos para fechar mais negócios.

Como a análise de rentabilidade funciona

Um produto para o qual você determinou o preço de venda terá os seus custos: custo com matéria-prima, impostos, comissões, mão de obra, frete, entre tantas outras despesas que influenciam na sua margem de lucro.

Ao passo que o setor de engenharia sabe quais os materiais que estão envolvidos neste produto e o setor de compras mantém os custos atualizados de cada material adquirido e estocado, o ERP consegue facilmente determinar o custo com matéria-prima.

O restante dos custos, cada setor já alimentou no sistema. No final, em um único local você consegue identificar sua margem de lucro daquele orçamento.

Se os valores não estão agradáveis, você ainda consegue verificar quais as variáveis que estão influenciando negativamente em sua margem de lucro. Ou, então, se consegue melhorar o preço de venda para o seu cliente, facilitando o fechamento do negócio.

Se você quer melhorar ainda mais suas negociações realizando um orçamento que lhe traga total confiança na hora da venda, mas tem alguma dúvida sobre como utilizar a análise de rentabilidade e como aperfeiçoar a integração entre os setores da empresa, podemos ajudar gratuitamente.

Entre em contato conosco clicando neste botão a seguir. Utilizando esse contato você terá direito a uma hora de consultoria gratuita para que possamos lhe ajudar a melhorar, ainda mais, seus lucros.

Entrar em contato



Tags

análise rentabilidade comissões confusão custo frete impostos lentidão lucro mão de obra margem lucro matéria-prima orçamento planilhas complexas processos